Um alerta a Humanidade, sobre os problemas que geramos no meio ambiente.


Você já imaginou, como seria a sua vida sem o plástico? Não, então tente imaginar!
Meu nome é Wesley, morro no jardim Iguatemi, em São Paulo, Capital e venho através deste informativo, apresentar um problema ambiental que acarreta muitos danos ao nosso lindo Planeta e aos nossos lindos ecossistemas aquáticos. Há algum tempo venho pesquisando sobre impactos ambientais e por vontade própria me interresei por um tipo de impacto negativo ao ambiente que é pouco discutido e que existem poucas providências, tomadas para diminuí-lo. Este impacto é quase maior do que o tamanho da Amazônia tem o tamanho dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, estou falando de uma sopa, sopa? Como assim uma SOPA? Respondo uma sopa de plástico no Oceano Pacífico. No Oceano Pacífico existe um Grande acumulo de lixo, em sua maioria, Plásticos, proveniente de muitas fontes, entre elas o descarte inadequado de lixo. Descarte inadequado de lixo, pessoas que jogam embalagens plásticas, garrafinhas de bebidas e outros tipos de resíduos em locais inapropriados, como em ruas, praias e praças. Analisem estes exemplos:
De uma volta em seu bairro ou na Avenida mais próxima de sua residência e analise se tem lixo na rua, valetas ou se tem lixeiras. Depois quando for a alguma praia, observe se tem lixo na areia ou na água. Se houver analise se tem muito plástico. Você ira observar que tem sim e que a maioria é de origem plástica. Ai esta o começo de um grande impacto ambiental, a poluição marinha por resíduos sólidos.
A poluição marinha por resíduos sólidos tem sua origem no continente, quando pessoas sem informação acabam jogando lixo em locais inapropriados, não dando uma destinação correta a estes resíduos, então estes resíduos que iram parar em algum bueiro, rio, galeria e causando às vezes enchentes, pelo fato de impedir que a água da chuva chegue ao rio mais próximo e assim conseqüentemente, aparecem as enchentes. Muitos criticam a prefeitura, os vizinhos, o governo estadual e o governo federal, mais não tentam se auto- avaliar, avaliando até que ponto tem uma parte de culpa. Podemos dizer que, nem todos têm uma parte de culpa sobre este impacto que causamos no ambiente e se você já jogou sem querer e por falta de informação alguma garrafinha plástica, saquinho de salgadinho, sorvete ou outro tipo de resíduo, não faça mais isso, pois animais estão morrendo, o mundo esta ficando cada vez mais quente e os seres humanos cada vez mais com câncer.
O plástico destes resíduos no mar se decompõe e libera compostos químicos, que conseqüentemente acabamos ingerindo, ao se alimentar de peixes provenientes do mar, estes compostos podem causar câncer, segundo pesquisas científicas. Morrem anualmente mais de 100.000 mamíferos marinhos e 1.000.000 de aves marinhas e estes números podem ser ainda maiores, já que o numero de pesquisadores neste tipo de impacto é muito pequeno. Os grandes acúmulos de lixo nos ambientes marinhos interferem e adoece estes ambientes, pois diminui a quantidade de oxigênio dissolvido provocando alterações ruins para o ecossistema. Animais Marinhos acabam confundindo estes resíduos com alimentos e morrem por inanição, asfixia e até estrangulamento quando se enroscam nestes resíduos.
Para uma possível diminuição podemos divulgar estas informações de diferentes formas, com seus familiares, vizinhos, amigos, redes sociais e este blog.
Agradeço a sua colaboração e peço um favor simples, ajudem, divulguem este impacto, pois quem sabe assim poderemos contribuir para a diminuição deste problema... Obrigado...

Wesley Brito de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário